RESPIRADORES
PROJETO APOIADO NA 1ª EDIÇÃO DO PMÉM

RESPIRADORES

Proposta artístico-pedagógica que visa estimular a informação, a criatividade, a reflexão e a prática artística em diálogo com o tema da sustentabilidade em ambiente escolar. Estudantes da Escola Estadual Bernardo Valadares de Vasconcellos, localizada em Sete Lagoas/MG, puderam refletir e se sensibilizar sobre um dos temas atuais mais importantes a nível global. Coordenados pelo proponente do projeto Francesco D'Avila, que também é professor de arte, estudantes dos sextos anos participaram de três etapas de realização. Primeiramente, houve uma etapa formativa, na qual o projeto foi apresentado e o debate sobre o tema foi instaurado, principalmente a partir de rodas de conversa. Em um segundo momento, os mesmos puderam construir seus mecanismos de produção de oxigênio, o que se deu a partir da montagem de um respirador — objeto artístico e de ativismo. O respirador foi elaborado utilizando os seguintes materiais: garrafa PET de 5 litros, minigarrafa PET de 280 mililitros, máscara de oxigênio, mangueira transparente, terra, planta e água. Em sua etapa final, e guiados pelo artista professor, o trabalho em coletivo foi apresentado na própria escola e em seu entorno, ultrapassando os muros da unidade de ensino e levando o debate para a comunidade local. O projeto apoiado pelo Prêmio Museu é Mundo aconteceu durante os meses de fevereiro, março e abril de 2022. Cerca de 60 estudantes participaram, sem nenhum custo para os mesmos ou para a escola. Como resultado de todo o processo, foi produzido um documentário do processo.  

 

AÇÕES REALIZADAS:

• Etapa formativa, com debates e reflexão sobre preservação e sustentabilidade junto a estudantes da rede pública.  

• Realização de mini documentário sobre processo de execução do projeto.    

• Etapa de construção dos respiradores, objeto artístico e de ativismo.    

• Performance coletiva no espaço escolar e seus arredores.    

• Oficina para educadores referente à metodologia da ação Respiradores.  

  

ALGUNS DOS NÚMEROS DO PROJETO:

01 pessoa envolvida na concepção do projeto   

100 licenciandos formados na metodologia do projeto por meio de oficinas   

248 pessoas visualizaram o principal registro do projeto nas redes  

3.143 pessoas acompanham o projeto nas redes sociais  


 

“O diálogo com o Prêmio Museu é Mundo se estabeleceu de forma positiva. Sempre que a equipe foi solicitada para tirar dúvidas ou resolver alguma questão, atendeu de forma rápida e eficiente tais demandas. Destacam-se a agilidade, sensibilidade, flexibilidade e eficiência como pontos positivos dessa relação. Agradeço a oportunidade de participar desta primeira edição do Prêmio Museu é Mundo e pela confiança depositada em mim por toda a equipe.”  

 - FRANCESCO D’ÁVILA