CONSTELAR ANCESTRAL
PROJETO APOIADO NA 1ª EDIÇÃO DO PMÉM
CONSTELAR ANCESTRAL
PROJETO APOIADO NA 1ª EDIÇÃO DO PMÉM
CONSTELAR ANCESTRAL
Residência artística com detentores de conhecimento tradicional (indígenas, ribeirinhos e quilombolas) junto a artistas e pesquisadores paraenses de diversas linguagens para cocriação de obras, seus respectivos protocolos éticos, exposição e ciclo de debates para socialização e educação patrimonial da experiência. Nesta primeira edição, coproduzida pela rede Constelar Ancestral, o Instituto Janeraka, o Movimento de Artistas Huni Kuin (MAHKU) e os coletivos de mulheres Kujy Ete e Aibu Keneya, buscamos proporcionar uma experiência única, trazendo para o território amazônico reflexão, cocriação e debates que correm o mundo e pouco dialogam com nossa realidade. O objetivo do projeto é promover encontros de formação de educação patrimonial envolvendo guardiões do conhecimento ancestral e demais artistas e produtores culturais locais, para a reflexão prática sobre saberes e metodologias decoloniais. Além do Prêmio Museu é Mundo, o projeto também foi apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental.
AÇÕES REALIZADAS:
• Residência de cocriação com representantes dos Awaete, Huni Kuin, Quilombola do Abacatal e Marajoara do Afuá.
• Definição de protocolos éticos de cocriação, salvaguarda, acesso, pesquisa e difusão dos saberes dos povos verdadeiros da floresta.
• Exposição dos resultados na Casa Amazônia.
ALGUNS DOS NÚMEROS DO PROJETO:
Valor do prêmio: R$ 88.700,00
20 pessoas envolvidas na concepção do projeto
06 comunidades indígenas, ribeirinha e quilombola envolvidas
02 ações no espaço público relacionadas ao projeto
"Minha função como um pajé novo, que está conectando, falando português, é entender como a nossa cultura vai estar dialogando com dois conhecimentos, com três conhecimentos, com muitos conhecimentos ao mesmo tempo. Porque o mundo precisa da nossa união. Então esse apoio da equipe do Museu é Mundos, para nós, é motivo de tanta alegria. Receber, compartilhar, falar das nossas dores e de como podemos juntar essas dores e mostrar que podemos fazer, somos capazes."
- TIMEI AWAETE