O COMUM DE NÓS

PROJETO APOIADO NA 1ª EDIÇÃO DO PMÉM

O COMUM DE NÓS 

O projeto parte da vontade de um grupo de mulheres e se expande para a participação de todos, como um diálogo aberto sobre a condição feminina de
autoconstrução estratégica. O grupo proponente se formou em torno das
atividades desenvolvidas nos últimos cinco anos junto à Ocupação 9 de Julho, coordenada pelo Movimento Sem Teto do Centro (MSTC). É formado por artistas visuais, cineastas, arquitetas e designers - todas colaboradoras e fomentadoras de ações de arte, educação e cultura desenvolvidas na Ocupação e com participação conjunta dos moradores-militantes do MSTC. Por meio de um processo temporal de convívio e diálogo, o projeto O COMUM DE NÓS parte do desejo de escuta como estratégia de "chegar junto", de produzir por meio da troca mútua entre os saberes femininos. A ideia é pesquisar e desenvolver um novo corpo de trabalho a partir dessas conversas e oficinas, que constituirão, ao longo do processo, uma exposição aberta à visitação pública. Esta ação também tem origem na experiência concreta do que acontece na vida de mulheres que constroem e sustentam suas moradias e meios de existência, não raro sozinhas. Parte ainda desse contexto de encontro, em dupla abertura em busca de um comum: não basta combater a desigualdade social e reivindicar a dignidade. Trata-se de reinventar sujeitos femininos nunca reconhecidos na sociedade como tal. Trata-se mesmo de inventar sujeitos que não sejam aqueles ditados pelo sexismo e capitalismo. Um outro feminino, que sonha visões e gestos que amam. Da criatividade e força dessas agentes sociais poderosas, novos mundos podem ser imaginados. 

 

AÇÕES PREVISTAS:  

• Oficinas artísticas junto às militantes-moradoras do MSTC

• Oficina de bordado 

• Oficina para crianças 

• Oficina palavra-gráfica 

• Oficina de escultura 

• Oficina horta com tesão 

• Oficina de desenho 

• Oficinas variadas 

• Exposição artística aberta à visitação pública no MSTC 

 

ALGUNS DOS NÚMEROS DO PROJETO: 

 Valor do prêmio: R$ 53.802,50 

De julho a dezembro de 2022:

10 oficinas 

20 oficineiras envolvidas 

125 vagas abertas 

5000 visitantes previstos durante exposição contínua 

 


"As ações artísticas para nós são uma quebra de paradigma. A cultura, para nós, é transformadora. A cultura é educadora. E a cultura é para a escuta, e não só para o entretenimento. O apoio desse prêmio é muito importante, porque vai fazer com que tenha uma gestão para manter essas atividades."
- CARMEN SILVA